A Única Dica que Fará o seu Dia Mais Produtivo

Com o nosso dia-a-dia cheio de coisas para fazer procuramos encontrar soluções para que no final de cada dia nossas tarefas e projetos estejam concluídos.

Utilizamos listas de tarefa, apps de produtividade, programas para bloquear a redes sociais e muita cafeína para que tudo esteja em ordem e conseguirmos ficar com a sensação de dever cumprido quando chegamos em casa.

No entanto, em muitos casos temos uma quantidade de atividades tão grandes para serem realizadas, acabamos nos perdendo e no final resolvendo pouca parte deles, e o pior, deixando para trás aquelas tarefas que eram importantíssimas.

Neste post irei explicar um conceito muito eficaz quando se trata de produtividade e otimização do seu tempo de trabalho. Este conceito que já é bastante utilizado na economia, também tem a sua finalidade na administração do tempo, o Princípio de Pareto.

Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto, também conhecido como a Princípio 80-20, foi criado depois que o economista italiano Vilfredo Pareto observou que 80% da riqueza da Itália na época estava nas mãos de 20% da população do país.

Desde então foram criadas diversas variações para o Princípio de Pareto em áreas como finanças, biologia e administração.

Resumindo, o principio diz que 80% das consequências são originadas por 20% das causas.

Na produtividade, o Princípio de Pareto é bastante útil, pois, na maioria dos casos 80% dos resultados que você pode entregar são originados de 20% das tarefas.

Em outras palavras, apenas pouca parte das tarefas do seu dia-a-dia são realmente importantes e trarão um grande resultado para você.

Por isso, abaixo ofereço uma dica valiosa para você que quer tornar o seu dia de trabalho mais efetivo utilizando o Princípio de Pareto

Defina até 3 Tarefas Importantes

Já falei um pouco sobre esse assunto no post Como Criar Lista de Tarefas Eficazes, mas gostaria de extender um pouco mais neste post.

Essa dica foi retirada de um livro muito bom sobre Produtividade, chamado Zen to Done, do autor Leo Babauta (você pode encontrar a versão em português do livro neste link)

Você deve definir de 1 a 3 tarefas que você julga as mais importantes do seu dia.

Mas, como saber quais são essas tarefas mais importantes?

Elas são as tarefas que estão de acordo com o seu objetivo pessoal de longo prazo ou que terão um grande resultado para você.

Assim, ao definir até 3 tarefas você conseguirá focar os seus esforços nas atividades que são realmente importantes para você.

Depois de definir essas atividades, coloque-as na sua lista de tarefas para serem realizadas logo no começo do dia.

Por que realizá-las no começo do dia?

Essas tarefas mais importantes, normalmente são aquelas tarefas que são um pouco mais complicadas de serem realizadas. E, em muitos casos, preferimos fazer as tarefas que são mais rápidas e fáceis no começo do dia para ir riscando da sua lista de tarefas.

Mas é ai que está o perigo, já que durante o dia acabamos sendo surpreendidos tarefas que não estavam planejadas ou acabamos perdendo tempo com outras tarefas que não eram tão relevantes, e o que acaba acontecendo com as tarefas mais importantes? Elas são adiadas para o dia seguinte.

As tarefas mais importantes, por serem muitas vezes mais complicadas de serem iniciadas nos causam um certo medo e também procrastinamos para realizá-las.

Por isso, é importantíssimo que você faça essas tarefas logo de manha. Assim, quando você terminar essas atividades importantes, você poderá realizar as outras que estão na sua lista de tarefas.

Com as principais tarefas concluídas, você terá aquela sensação de dever cumprido e também estará atacado uma grande parcela dos resultado (lembre-se do Princípio de Pareto)

Por que devo escolher até 3 tarefas?

Em alguns dias podemos ter mais de 3 tarefas importantes, porém sugiro que você escolha até 3 delas. É muito mais fácil controlar e concluir 3 tarefas do que um grupo muito maior.

E também, se você estender esse grupo de tarefas mais importantes, você acabará criando uma lista de tarefas tão parecida como tradicionais, onde são listadas diversas tarefas que acabam te confundindo ao invés de ajudar.

Mão na massa!

Agora que você aprendeu o Princípio de Pareto e também como a regra de escolher as 3 Tarefas Mais Importantes do seu dia, faça o seu dever de casa.

Quando você for criar a sua lista de tarefas de amanhã, liste até 3 tarefas (20%) que causarão os resultados mais significativos (80%).

Tags:

2 respostas até “A Única Dica que Fará o seu Dia Mais Produtivo”

  1. C. Vieira 26/04/2013 21:23 #

    Olá, Paulo!
    Eu tenho a versão em português do Zen To Done. E acredito ser uma ótima maneira de fazer nossas manhãs renderem mais.

    Só uma ressalva: o autor de “Zen To Done” é o Leo Babauta, do blog Zen Habits.

    Este Chris Guillebeu eu nunca ouvi falar. Você me indicaria algum livro dele? É que, em se tratando de mudança de hábitos, nenhum nova literatura nunca é demais!

    Um abraço e até mais!

    • Paulo Garra 26/04/2013 22:10 #

      Cris,

      Muito obrigado pela correção.
      Confundi o nome do autor na hora de escrever o post.
      O Chris Guillebeu é autor do site The Art of Non Conformity, além de ter escrito no ano passado o livro $100 Startup. Vale a pena conhecer o trabalho dele.

      Abração!

Deixe uma resposta