Softwares para Mapas Mentais

Se você gosta de fazer Mapas Mentais para recordar o que estudou recentemente ou para organizar algumas ideias que veio a sua mente, então você deve ter se deparado com um problema: fazer um mapa mental no papel é trabalhoso e, em muitos casos, o resultado final é um mapa totalmente desorganizado.

Por isso, neste post irei listar alguns softwares para mapas mentais que já utilizei e recomendo para vocês.

Fiz questão de listar neste post os softwares que, além serem fáceis de utilizar, possuem também uma versão gratuita para uso.

 

Softwares para Mapas Mentais

FreePlane

Este é o software para Mapas Mentais que tenho utilizado atualmente. Ele é bastante simples e tem teclas de atalho que fazem a missão de preencher um mapa mental rápida e fácil.

Gosto muito de criar mapas mentais enquanto estou lendo livros utilizando esse programa.

Você pode encontrá-lo gratuitamente para download no site abaixo:

Faça o Download do FreePlane

MindMeister

Outro software para Mapas Mentais bem bacana que já utilizei algumas vezes. Além de ser esteticamente agradável, esse software para mapas mentais funciona na internet, sem precisar que você instale nada no computador. Tornando fácil você acessá-lo em qualquer lugar ou computador que utilizar.

O software ofece uma versão gratuita para criar até 3 mapas mentais. Vale a pena experimentar.

Acesse o MindMeister

XMind

Uma solução Open Source de software para Mapas Mentais para Windows, Linux e Mac.

Uma das características dele que mais me chamou a atenção é que é possível fazer “anotações” em áudio  Assim, quando você tem bastante conteúdo para colocar no mapa, você pode utilizar essa opção de inserir gravações de áudio.

Faça o Download do XMind

Utilize-os

Até alguns anos atrás eu não tinha nenhum conhecimento sobre mapas mentais, porém depois que aprendi a fazer um mapa mental e a utilizar alguns softwares para mapas mentais, me tornei um grande adepto dessa forma de organizar conhecimento.

Sempre quando leio um livro, deixo meu computador aberto para que, durante a leitura, eu possa criar o mapa mental do livro. Assim, mesmo depois de alguns anos que li o livro eu consigo lembrar de tudo que li em apenas alguns minutos com o mapa mental que criei.

E você leitor, qual dos softwares para mapas mentais citados é o seu preferido?

Tags:

Subscribe

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Comentários estão desabilitados