5 Dicas para Aumentar a sua Produtividade Pessoal

Você gostaria de aumentar a sua produtividade pessoal? De ter forças e foco suficiente para entregar aquele grande e importante projeto que está engavetado faz algumas semanas?

Em alguns casos, o ambiente de trabalho e as interrupções de pessoas possam estar minando a sua produtividade pessoal. Porém, na maioria dos casos, o problema está em você mesmo.

Já listei algumas dicas importantes sobre Administração de Tempo e também sobre como se livrar para procrastinação, e neste post darei 5 Dicas para aumentar a sua produtividade pessoal.

Como aumentar sua Produtividade Pessoal

Envolva outras pessoas

O que acontece quando você está altamente focado em um trabalho, mas é interrompido a cada 15 minutos, seja por companheiros de trabalho (se você estiver em um escritório) ou por seus familiares (se estiver trabalhando em casa)?

Seu trabalho dificilmente será concluído, pois as interrupções fazem você perder tempo e também o foco do seu trabalho.

Por isso, antes de fazer mudanças na sua produtividade pessoal, informe as pessoas ao seu redor sobre isso.

Você pode, por exemplo, informar que está executando um projeto importante nos próximos dias e não poderá dar uma maior atenção a eles nesse período.

Regra dos 2 minutos

Sempre quando surgir uma tarefa nova para você realizar, verifique se ela pode ser executada em menos de 2 minutos. Caso seja, faça!

Esta dica foi retirada do livro A Arte de Fazer Acontecer (link do Buscapé) do David Allen, uma ótima referência para quem quer aumentar a sua produtividade pessoal.

Sempre quando você receber um e-mail ou o pedido para a execução de uma tarefa que demande menos de 2 minutos do seu tempo, faça!

É simples, caso você deixe para fazer depois, acabará perdendo quase o mesmo tempo anotando essa tarefa em uma lista e irá dispersar o seu pensamento sempre que lembrar que tem que fazer essa tarefa.

Então, para se livrar de qualquer preocupação, faça a pequena tarefa.

Livre-se da procrastinação

É bastante comum perdermos tempo com atividades que agregam pouco valor para nós no final do nosso dia de trabalho, como: checar repetidamente a sua caixa de entrada de e-mail, acessar redes sociais ou ler blogs.

Quando temos um grande trabalho para ser feito, acabamos nos perdendo nessas pequenas tarefas, e, consequentemente, demorando mais que o necessário para entregar o trabalho que realmente era importante.

Você pode se livrar da procrastinação através da mudança de hábitos e também ao utilizar alguns aplicativos no computador que ajudam evitar que você perca tempo com essas distrações.

Sugiro que visite o post 5 Dicas para Vencer a Procrastinação.

Pergunte o Porque

Antes de executar uma tarefa ou fazer uma demanda que alguém te solicitou, pergunta-se primeiro: Por que devo fazer isto?

Na minha opinião essa é a dica mais importante que posso dar sobre produtividade pessoal.

Muitas atividades que chegam até você não tem nenhuma importância tanto para você tanto para a empresa onde você trabalha. São trabalhos circunstanciais, que caso não sejam realizados, farão pouca diferença no final.

O objetivo da produtividade é que você realize as atividades que realmente são importantes, e não de fazer mais e mais tarefas que não tem sentido.

Use um Caderninho

Sugiro que carregue sempre no seu bolso um caderninho de anotações. Ele será importante por duas razões:

  1. Lista da Tarefas: você poderá utilizá-lo como lista de tarefas. Acesse o meu post que explica como criar lista de tarefas eficazes.
  2. Lembretes: durante o dia é normal que tenhamos algumas ideias boas ou nos lembramos de algo que devemos fazer. Porém, quando não anotamos em um lugar seguro, acabamos esquecendo deles.

O caderninho pode ser substituido por uma opção mais moderna, como um smartphone e um aplicativo de anotação, como o Evernote.

Aplique

Se você acompanha o blog já deve ter percebido o quanto insisto que você deve aplicar as dicas apresentadas aqui.

Não precisa aplicar tudo de uma vez. Na verdade, até sugiro que não faça isso.

O ideal é que você pegue as dicas que acredite que se adequam mais a você e aplique!

O seu sucesso na melhoria da produtividade pessoa ocorrerá quando você aplicar conscientemente as dicas e conceitos que aprendeu!

Tags:

Sem comentários.

Deixe uma resposta