Segredos de Organização Pessoal e Profissional

É preciso organização pessoal e profissional para manter a harmonia na vida cotidiana. Algumas técnicas podem ajudar a otimizar o tempo.

Tenho um apelido em meu ciclo de amizades e de trabalhos: ISO 9000 (expressão de um grupo de normas técnicas que determinam qualidade), pela eterna mania de querer organizar primeiro para depois começar qualquer trabalho.

Organização quer dizer cuidar dos ambientes, aproveitar melhor o tempo, evitar desperdícios e ter uma melhor qualidade de vida.

Além de projetar sobre você a imagem de uma pessoa responsável, zelosa e boa para trabalhar.

A base para organização pessoal e profissional são as mesmas, mas existem algumas dicas que podem auxiliar casa e escritório a manterem a ordem.

Organização Pessoal e Profissional

organização pessoal e profissional

  • Pequenas atitudes, grandes soluções: quantas vezes você teve que ligar para um amigo ou ficou buscando em bilhetes aquele telefone de outro amigo ou novo cliente? É bom separar certo tempo durante o dia para essas pequenas atitudes como atualizar a agenda do celular ou organizar uma gaveta. São rápidas e facilitam a rotina.
  • Focar em manter o ambiente funcional: evite a cobrança de ser uma pessoa organizada. Pense positivamente em tornar o ambiente funcional. Isso evita ansiedades e permite que as tarefas sejam mais prazerosas.
  • Manutenção: uma vez organizado o espaço estabeleça períodos de manutenção e revisão. Os dias passam e você convive com várias pessoas. É normal algo sair do lugar, portanto, cultive a manutenção dos ambientes.
  • Desapego: organizar quer dizer desentulhar também. Lembrancinhas de fornecedores de fim de ano, agendas antigas, copos velhos… Exercite o desapego em nome da funcionalidade do ambiente.
  • Planejamento simples: Elaborar uma estrutura mirabolante cheia de táticas, organogramas e planilhas pra quem não tem o costume de usar pode atrapalhar mais que ajudar. Faça uma lista de tarefas simples com prazos e exercite esse hábito aos poucos para manter a constância.
  • Cada coisa no seu lugar: se você vai trabalhar em casa ou levar objetos, relatórios e etc, não misture com o que é pessoal e o profissional. Tenha seu espaço em casa para instrumentos de trabalho e separe um espaço na sala de trabalho para elementos pessoais. Isso é importante para evitar esquecer em casa materiais de trabalho e vice versa. A mesma atitude deve ser tomada para a caixa de e-mails. Cada correspondência deve ser lida e respondida em seu respectivo local.
  • Reorganizar o layout dos espaços: reveja como esta disposta a sua sala e casa. Se possível, use a mesma lógica para os dois espaços de maneira a deixar os materiais de uso frequente por perto e os acessórios pouco usados mais afastados e agrupados. Assim o trabalho e as atividades rotineiras serão realizadas com mais facilidade.

Organização pessoal e profissional devem sempre caminhar juntas, uma complementa a outra. Aos poucos, cada lugar ficará mais prático e até bonito para trabalhar e viver.

Qualidade de vida é fundamental para o bom rendimento no trabalho e relacionamento com as pessoas. Aqui no Faça Acontecer você pode conferir 5 dicas de organização pessoal para te auxiliar ainda mais.

Quando você compara a maneira como vive e como trabalha, o que você vê? Quais atitudes você precisaria tomar para começar a reorganizar a vida?

Foto: http://www.flickr.com/photos/fiddleoak/6513552569/

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