4 Passos para Criar um Hábito

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.
Aristóteles

como criar um hábito
Se você me perguntasse qual é o principal fator para o crescimento pessoal, eu o definiria em apenas uma palavra: hábitos.

Afinal, somos donos de centenas de hábitos diários que ditam:

  • Como fazemos negócios
  • Como nos alimentamos
  • O que fazemos logo que acordamos
  • O que fazemos quando temos tempo livre
  • E muitas outras rotinas

Segundo pesquisas da Universidade de Duke, nos EUA, 45% do nosso comportamento diário é baseado em hábitos. Em outras palavras, quase metade das coisas que fazemos todos os dias são hábitos!

E por mais que encontramos diversas formulas mágicas para mudar as nossas vidas, como ficar mais ricos rapidamente, sermos mais saudáveis, mais felizes e nos livrarmos de vícios, elas acabam se tornando uma furada, por não estarem enraizadas na mudança ou criação de hábitos.

A mudança de hábito não é algo que ocorre do dia para a noite, portanto, é necessário foco e dedicação. Mas depois de adquirir um novo hábito, os resultados serão duradouros.

Não é a primeira vez que falo sobre o tema. Estou estudando bastante sobre este tema e criei o post Desafio dos 30 Dias (recomendo que leia).

Logo, você já deve ter percebido como dou importância para esse tema. Afinal, são os nossos hábitos que ditam a forma como nos comportamos e como vivemos.

Neste post apresento um processo de 4 passos para criar um hábito.

Como Criar um Hábito

1. Pesquise

O primeiro passo para você criar um novo hábito é pesquisar a respeito.

Descubra os benefícios de segui-lo e exemplos de pessoas que foram bem sucedidas

Isso te dará a força de vontade necessária para as fases seguintes.

Por exemplo, na minha primeira mudança que publiquei aqui no site, largar do café, pesquisei pontos positivos e negativos de beber café.

Li artigos, sites e pesquisas que pudesse fazer com que eu desejasse cada vez mais a mudança e acreditasse nos pontos positivos dela.

Você pode querer, por exemplo, criar o hábito de correr todos os dias. Comece a acessar sites especializados em corrida, compre uma revista de corrida. Leia bastante!

Isso fará com que você esteja envolvido com o hábito que quer criar.

Outra dica é bater um papo com uma pessoa que já participou de uma mudança como essa. No exemplo de uma pessoa que quer correr todos os dias, vale a pena conversar com alguém que corre.

Procure saber como foi o período de adaptação e os maiores desafios. Você verá que muitas situações que irá enfrentar durante a criação do hábito são normais.

2. Planeje

Para adquirir um hábito, sugiro que você siga o Desafio dos 30 Dias. Criei recentemente que explica como funciona este desafio (leia mais).

Resumidamente, o Desafio funciona assim:

  • Você escolhe um hábito que pretende adquirir
  • Durante 30 dias você se comportará da forma que deseja.

Parece fácil, mas o nome “Desafio” existe porque você não poderá falhar em nenhum dia durante os 30 dias. Por exemplo, se você estiver no 19º dia do seu desafio e não fazer o que se comprometeu, terá que voltar para o Dia 1.

Portanto, o importante é planejar antes de entrar em um desafio como esse.

Se você tem uma viagem planejada, uma festa ou qualquer coisa que possa impedir você de manter o novo hábito nos próximos 30 dias. Defina outra data para começar ou faça ajustes.

Porém não deixe que isso faça você procrastinar. Por exemplo, se você quer criar o hábito de correr e tem uma viagem planejada, você pode planejar de levar os seus tênis de corrida para a viagem e correr um pouco.

São nessas situações em sua força de vontade é testada!

3. Se Prepare

Existem alguns hábitos que necessitam de uma preparação prévia para iniciar o Desafio dos 30 dias. Você deve preparar o seu ambiente para que ele facilite a adaptação ao hábito.

Para ilustrar a fase de preparação, separei 2 exemplos:

a. Comer alimentos saudáveis

Antes de entrar em um Desafio como este, compre os alimentos que você pretende comer (alimentos saudáveis) e livre-se de qualquer outro tipo que você quer evitar (doces, gorduras etc).

No momento em que você limita as suas opções para aqueles alimentos que quer comer nesse período, você evita cair na tentação durante o desafio.

b. Correr ou praticar outra atividade física

Hábitos como esses necessitam de um equipamento específico para ser feito corretamente.

Por exemplo, para correr é importante ter um tênis e uma roupa adequada.

Resumindo, você deve preparar o seu ambiente para eliminar obstáculos durante os 30 dias que você tentará criar o hábito.

4. Faça um Desafio dos 30 Dias

Este é o momento da ação. Você já planejou e preparou, agora é a hora de agir.

Executar um Desafio dos 30 Dias não é fácil, mas oferece benefícios enormes na criação de hábitos.

Para você aprender a lidar com esses 30 dias de mudança, sugiro que leia o post 5 Etapas do Desafio dos 30 Dias. Neste post explico as etapas que surgirão durante o seu desafio.

Ao conhecer essas etapas você estará mais preparado para lidar com momentos de falta de motivação e outros desgastes no Desafio.

Como escrevi antes, o nome Desafio dos 30 Dias não existe a toa. Por mais que pareça ser simples se concentrar em um novo hábito por mês, a muitas pessoas falha no meio do desafio e nunca o completam.

Mas estou certo de que com você será diferente. Afinal, você não está lendo este post a toa. Você quer se desenvolver e pesquisa a respeito!

5. Mantenha o comportamento

Depois de 30 Dias em que foi desafiado, você terá uma tarefa fácil, a de Manter o hábito.

Seu corpo e sua mente já estão acostumados com o novo comportamento e você já terá notado algumas mudanças.

Portanto, sugiro que se pergunte:

  • Quais foram os benefícios que tive na mudança desse hábito?
  • Vale a pena manter esse hábito?

Se valer, mantenha. Pois, depois de se esforçar por dia 30 dias, ficar mais um mês, um ano ou mais seguindo esse comportamento é MUITO mais fácil.

Chegará um momento que você terá internalizado esse comportamento e ele se tornará automático. É ai que você terá adquirido o hábito.

Não existe um período certo para você criar um hábito. Segundo pesquisas, esse tempo varia de 18 a 254 dias.

Apenas uma coisa é fato, os primeiros dias são os mais complicados. Por isso, surgiu o Desafio dos 30 Dias, para você superar a fase mais difícil.

Agora é a sua vez

Espero que essas dicas tenham te ajudado.

Se você se interessou na criação de hábitos, sugiro que leia esses posts:

Tags:

Subscribe

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

4 respostas até “4 Passos para Criar um Hábito”

  1. Andrey Perez 05/07/2013 15:10 #

    Muito interessante, Será posible crear varios hábitos al mismo tiempo?

  2. gheu 09/07/2013 13:34 #

    Olá, Paulo

    estou realmente interessada em colocar coisas em prática, mas sou meio apressada..então, estou colocando várias… mas todas elas se resumem em uma principal: fazer uma coisa de cada vez.

    sou do tipo “sempre faço mil coisas ao mesmo tempo” e, no final do dia, não tem nada concluído…

    desde domingo, quando li o seu ebook e vi algunns outros videos do seu site, estou organizando melhor o tempo, no sentido de definir o que eu vou fazer e por quanto tempo fazer… ainda não tá tudo dentro da ordem, ainda preciso me adaptar rs

    mas, veja…sou professora. e tem uma coisa da profissão da qual eu não posso escapar, mas que eu detesto: CORRIGIR PROVAS.

    Corrigir prova é igual a fugir pro face, pra tv, pra cama, pro gmail… pra tentar dar conta hoje, por exemplo, de muitas provas, vou alternando as provas com alguma outra atividade, uma leitura… tipo: meia hora pra corrigir prova, 10 min pra ler… o que vc acha?

    quando o negócio é chato demais, o que fazer? rs

    • Paulo Fernandes Garra 09/07/2013 14:13 #

      Gheu,

      Acho que o primeiro passo, como vc disse, é fazer uma coisa de cada vez. É fácil perdermos o foco e quando somos multi-tarefas perdemos muito da nossa produtividade.
      Por isso sugiro: 1 tarefa de cada vez. E também, tentar mudar 1 hábitos da cada vez. Assim que você conseguir criar mais hábitos, o processo ficará mais fácil.
      Minha mãe também era professora e não gostava muito de corrigir provas. Creio que seja difícil um professor gostar muito de corrigir provas. A sua tática de alternar períodos é muito boa.
      Eu escrevi a respeito disso no vídeo de Procrastinação. Reserve 30 minutos para fazer uma atividade por dia, esteja totalmente focada nela (Vc pode até utilizar a Técnica Pomodoro para isso), descanse alguns minutos (faça alguma atividade que você goste, mas com tempo marcado para terminar), depois faça mais 30 minutos.
      Acho que a técnica pomodoro te ajudará bastante: 25 minutos de foco + 5 min de descanso + 25 minutos de foco… e assim por diante.

      Abração
      Paulo

  3. Leandro 09/07/2013 16:38 #

    O grande segredo é realmente a 4ª dica, a partir do momento que você conseguir manter aquele hábito por 30 dias, ele irá se tornar algo comum do seu dia a dia e se tornará cada vez mais fácil mantê-lo em sua rotina.
    Abraços

Deixe uma resposta

Subscribe to our mailing list

* indicates required Email Address * Fonte