5 Formas de Crescimento Profissional

Conseguir crescimento profissional pode ser acelerado com metas e posturas ativas e positivas

Crescer na carreira, ter um aumento é o que você e 99,9% das pessoas que estão no mercado de trabalho querem.

Mas como fazer de maneira desse desejo uma escala ascendente de realizações e crescimento profissional?

Nós do Faça Acontecer traçamos algumas dicas para te ajudar a se tornar um profissional de referência.

Formas de Crescimento Profissional

1. Trace Metas Reais e Claras

Você quer crescer profissionalmente, mas em qual cargo? Em quanto tempo? Qual o caminho para você chegar onde quer? Onde você esta nesse momento? O que esta fazendo para chegar lá?

Hoje, por exemplo, eu conheci o gerente de merchandising de uma grande empresa de comunicação.

Ele trabalha na empresa há 20 anos, mas quando ele entrou era apenas um Office boy e ele ainda me disse claramente: “agora faltam só dois passos pra eu chegar a diretoria, onde eu quero realmente chegar”.

A felicidade dele em dizer isso era clara. Uma pessoa convicta de que esta caminhando e progredindo.

Não adianta querer o crescimento momentâneo. Tudo leva certo tempo. São muitas perguntas e estas precisam ser respondidas para ajudar a traçar suas metas. Não desista e saiba aonde quer chegar.

2. Seja Ético

Já dizia o ditado: mentira tem perna curta e construir uma boa imagem leva muito tempo, mas destruí-la é uma questão de segundos.

Um boato de que você fez algo inadequado no trabalho e essa notícia vai se espalhar rapidamente e todas as pessoas pensarão duas vezes antes de confiar algo a você, mesmo que você seja promovido ou vire chefe. No primeiro momento que for preciso cortar funcionários você será o primeiro escolhido e na hora de pensar em quem pode ser promovido, você será o último a ser lembrado.

3. Amplie os Estudos

São duas linhas de estudo para chegar aos seus objetivos: estudar ao máximo a função e também pulverizar o conhecimento de áreas afins.

Não basta ficar somente bitolado na sua função é limitar seu campo de ações. Isso até restringe o seu relacionamento com as pessoas.

Por exemplo, se você tem um cargo de gerência é preciso saber como é a função dos encarregados, como o seu colega trabalha, pois você saberá melhor como lidar com as pessoas e a quem pedir auxílio e ajuda.

Dessa maneira você pode descobrir mais formas de lidar com as tarefas, encontrar formas de otimizar o serviço e ganhar pontos diante da diretoria.

Não se conforme com o conhecimento que você já tem. Sempre estude e adquira conhecimentos. Seja o mais capaz para os determinados cargos que almeja.

4. Cultive Contatos e Amizades no seu Nicho

Essa atividade se chama Network.

Sempre mantenha contato com os profissionais do seu ramo e trabalho, cargos e conhecimentos periféricos.

Veja e apoie o que as pessoas estão fazendo. Assim, informações sobre vagas, promoções, cursos e outras informações chegarão primeiramente a você e, quando surgirem, você será uma opção de indicação para oportunidades.

5. Exponha-se

Não seja exibido e metido, mas se conquistou algo, fale.

Se estiver fazendo um novo curso, diga. Se quiser algo, promova a ideia.

É uma atitude simples e muito importante. Faz com que as pessoas enxerguem você como uma pessoa capaz de realizar ações, que reconhece o valor da equipe e consegue ultrapassar obstáculos.

Acima de tudo é importante investir todos os dias no crescimento profissional como meta de vida.

Aquela pergunta clássica “Onde você quer chegar daqui a 5 anos?”, não é uma bobagem e vale a se perguntar para começar, aliás faça isso agora: onde você quer chegar profissionalmente? Diga isso pra gente. Escrever é a primeira forma de materializar os objetivos.

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