Você está aqui:Home » Organização » Como se Organizar para Estudar

Como se Organizar para Estudar

Conheça os passos importantes para você aprender como se organizar para estudar.

Pode até parecer estranho, mas antes de se debruçar sobre os livros e começar a estudar, existem alguns simples passos que você pode dar para ser mais eficiente. Esses passos são detalhados neste post sobre como se organizar para estudar.

Se você quer ser bem sucedido nos estudos, não precisa ser uma pessoa mais esforçada da sua turma, que passa horas e horas estudando, mas sim a pessoa que usufrui de forma eficiente do tempo que tem disponível.

Ou seja, irei apresentar algumas dicas e passos valiosos para você conseguir aproveitar de forma eficaz o tempo que você tem para estudar.

Organização Pessoal no Trabalho

Como se organizar para Estudar

Se você tem um ambiente físico e mental bem organizado para estudar, você será mais receptivo às informações e também prestará maior atenção.

Logo, para você te explicar como se organizar para estudar, dividi o assunto em 3 diferente áreas:

  • Organização do Espaço
  • Organização do Tempo
  • Organização da Mente

Organização do Espaço

como se organizar para estudar

Ter uma mesa bem organizada é o primeiro passo para ser eficaz nos estudos. Foto

A organização do espaço significa organizar o local onde você estuda. Para que o seu local de estudo esteja bem organizo, siga essas dicas:

  • Isolado. Escolha um lugar na sua casa onde você fique isolado das outras pessoas e de qualquer distração. Esse lugar pode ser desde um quarto até o canto da sala.
  • Ter tudo ao alcance. Antes de estudar, deixe tudo que você for precisar ao seu alcance. Deixe na sua mesa os materiais que você irá utilizar. Também vale a pena deixar um copo de água para você evitar de ter que levantar durante o seu estudo.
  • Confortável. Escolha uma mesa e cadeira que sejam confortáveis para você. Você ficará um bom tempo estudando, então não se sacrifique.
  • Bem iluminado. O local deve ser bem iluminado. Primeiro, porque fará com que você não canse a vista. E também, porque evitará com que você fique com sono.

Organização do Tempo

como-administrar-o-tempo

Depois de ter escolhido o melhor lugar para você estudar, chegou a hora de cuidar da administração do tempo de seu estudo.

Quando se trata de estudar, temos a tendência de arranjar desculpas para deixar para depois o que podemos na hora. Se a desculpa não é a falta de tempo, normalmente o que nos falta é vontade.

Deixamos para depois estudar para aquela prova que temos na semana seguinte e, no final das contas, nos resta a madrugada do dia anterior à prova para estudarmos.

Por isso, agora separei algumas dicas para você otimizar o seu tempo de estudo:

  • Separe um tempo sagrado. Separe um horário do seu dia para você estudar. Assim que você defini-lo, esse horário se tornará sagrado. Comprometa-se a estudar todos os dias nesse horário, e faça com que as outras pessoas estejam comprometidas em te ajudar a seguir esse horário.
  • Evite distrações. Se toda vez que você pretende estudar, você acaba se distraindo com a televisão, Facebook, Youtube ou outras formas de distração, o problema está com você. Elimine os pontos de distração. Fique longe da TV e evite a usar a internet a não ser que seja com o objetivo de estudar.
  • Descubra seus melhores horários. Cada pessoa tem o seu melhor horário para estudar. Pode ser que durante a manhã você tenha maior energia para estudar. E também, existem horários que você é pouco produtivo, como, para muitas pessoas, depois do almoço, quando estão sonolentos. Descubra o horário que você consiga ficar focado nos estudos.
  • Planeje seus estudos. Antes de começar a estudar, defina o objetivo do seu dia de estudo. Por exemplo, você pode colocar como objetivo estudar determinado capítulo do livro de Geografia. Além de criar objetivos, você pode listar os temas que deverá estudar como se fossem tarefas que serão cumpridas. Vale a pena aprender como criar listas de tarefas, pois te ajudará a planejar seus estudos.
  • Quebre em pequenos blocos. Muitas vezes ler um livro de 300 páginas pode ser assustador para um dia de estudo. Mas ler um capítulo de 40 páginas, parece ser fácil. Por isso, quebre os seus estudos em pequenos blocos que você consegue estudar com facilidade. A cada bloco, faça um pequeno intervalo para descanso.

Sugiro que você acesse a nossa seção de Administração do Tempo, que conta com diversos posts que te ajudarão a melhorar a sua organização do tempo.

Organização da Mente

Com o seu espaço físico e tempo organizados para estudar, chegou a última área, a organização da mente.

De nada adianta ter um ótimo local para estudo, estar com o tempo bem administrado para estudar, só que, depois de um dia de estudo, você não aprende nada.

Uma técnica bacana para organizar a sua mente é o Mapa Mental.

como se organizar para estudar

O uso de Mapas Mentais ajudará a você organizar tudo que estudou. Foto

O Mapa Mental é um diagrama que tem diversos benefícios:

  • Organiza as informações. Ajuda a você organizar o conteúdo de um livro em uma imagem que seja bem estruturada.
  • Ajuda a memorizar. A imagem de um mapa mental ajuda a você fazer diversas associações e recordar perfeitamente o que você estudou.
  • Semelhante ao Cérebro. Os mapas mentais fazem conexões do tema central e seus tópicos da mesma forma que o nosso cérebro faz para armazenar a organizar as informações.

Caso tenha se interessado na criação de Mapas Mentais, recomendo que leia o post Como Fazer Mapas Mentais.

Existem alguns programas bem interessantes para fazer mapas mentais no computador, como o FreePlane. Utilizo este programa diariamente para organizar as informações dos livros que leio.

Espero que você tenha aprendido como se organizar para estudar e já esteja preparado para aplicar essas dicas na sua rotina de estudos.

E você, como se organiza para estudar? Você utiliza alguma técnica específica?

Organização Pessoal no Trabalho

comentários (2)

  • Larissa

    Estudo o dia todo em uma escola integral lá curso o ensino médio e faço curso tec.informatica,tenho 18 materias. Só posso estudar a noite que é o horário que estou mais cansada.
    O que posso fazer para dar conta de todas as materias?

    Responder
  • Elisabete Soares

    Gostei muito das suas dicas. Muito obrigada.
    Gostaria que você desse uma dica para quem é casada e passa 8 horas no trabalho e ainda cuida da casa.

    Responder

Deixe um comentário

Gostou do site? Porém, a melhor parte é apenas enviada por e-mail ao nosso grupo.Assine nossa Lista
Voltar para o topo