Como Mudar Hábitos na sua Vida

Quer queira ou não queira a qualidade da nossa vida está totalmente relacionada com os nossos hábitos, sejam bons ou ruims. Por isso, neste post irei explicar como mudar hábitos em sua vida.

A nossa vida é repleta de hábitos, você faz as mesmas coisas que fez ontem, anteontem e nos mês passado. Alguns dos seus hábitos são dignos de orgulho, como: se alimentar corretamente, ler livros todos os dias, praticar atividades físicas ou durmir 8 horas por dia.

No entanto, para melhorar a nossa vida é interessante que acrescentamos mais hábitos positivos no nosso dia-a-dia e eliminamos hábitos negativos.

Lembro-me no início de 2009, quando comecei a frequentar a academia de ginástica. Eu já havia tentado várias vezes manter o hábito de fazer atividades físicas, porém sem sucesso. Na maioria dos casos eu treinava durante uns 3 meses e antes de começar a enxergar resultados da minha prática, eu já desistia.

Porém naquele ano tinha que ser diferente, eu tinha que me manter motivado e me dedicar ao máximo para continuar na academia. Resolvi estudar um pouco sobre mudança de hábitos, apliquei algumas dicas que aprendi e até hoje frequento diariamente a academia.

Por isso, neste post irei listar algumas dicas valiosas sobre como mudar hábitos que já utilizei e tenho certeza que serão muito boas para você.

 

Como mudar hábitos em sua vida

  • Analise os seus hábitos atuais. Dê uma olhada no seu dia-a-dia e escreva em uma folha de papel quais são as atividades que você faz com frequência, e que possam ser consideradas como hábitos. Existem 2 tipos de hábitos, os positivos e os negativos.
  • Escolha 1 hábito. Agora você deverá escolher 1 hábito, seja ele um hábito negativo que você quer perder ou um hábito positivo que você queira adquirir. O importante é que seja apenas 1, pois quantos mais hábitos que você queria mudar de uma vez, mais difícil se tornará o processo de mudança de hábitos.
  • Faça o desafio dos 30 Dias. O autor Steve Pavlina, popularizou o termo Desafio dos 30 dias. Você foca em uma mudança durante 30 dias. A ideia é que depois desse período você condicione tenha criado um condicionamento suficiente para criar um hábito a partir dessa mudança. O próprio autor já utilizou esse desafio para se tornar vegetariano, acordar todo dia bem cedo e se exercitar todos os dias.
  • Seja consistente. O segredo para o sucesso de como mudar hábitos está na consistência. De nada adianta você estar super motivado no início da mudança e depois de 2 semanas já não ter mais interesse nenhum. Você só conseguirá mudar se você manter a disciplina e consistência. Por isso mesmo o Desafio dos 30 dias é importante.
  • Envolva outras pessoas. Para que a sua mudança seja efetiva, sugiro que você compartilhe o seu objetivo com familiares e amigos. Peça ajuda a eles e compartilhe os seus avanços. É bem provável que você conheça alguém que já passou por uma experiência parecida e saiba como mudar hábitos como este. E também, se você guarda para você as suas mudanças, é bem provável que algum dia você fique desmotivado e acabe desistindo, pois não terá nenhum estímulo externo.
    Um add-on dessa dica está em publicar na internet os seus avanços e desafios na mudança de hábito, um exemplo bem bacana foi o da blogueira Ana Cesaro fez criou Projeto Ana Gostosa, onde divulgou na internet o dia-a-dia do seu projeto de perda de peso

O que você está esperando?

Depois de apresentar essas dicas sobre como mudar hábitos, espero que você já esteja planejando alguma mudança em sua vida. Não espere chegar a segunda-feira ou o mês que vem. Comece logo!

Mudar hábitos não é algo fácil, no entanto, se você não começar logo, você se juntará a maioria das pessoas que gostariam que suas vidas fossem melhores mas não tomaram nenhuma atitude para torná-las melhor.

Por isso, sugiro que você faça o desafio dos 30 dias com alguma mudança que você queira implementar na sua vida e veja os resultados.

E você, leitor. Você tem alguma dúvida em relação a como mudar hábitos?

Tags:

2 respostas até “Como Mudar Hábitos na sua Vida”

  1. C. Vieira 26/04/2013 20:56 #

    Olá, Paulo, tudo bem?

    Estava pesquisando sobre mudança de hábitos e organização pessoal e acabei aqui…
    No lugar certo!

    Gostei muito do texto, e, sim, já estou implantando um hábito (um por vez!) mas que percebo que gera um foco e sensação de satisfação.

    Um abraço e parabéns pelo texto!

    • Paulo Garra 26/04/2013 22:02 #

      Cris,

      Obrigado pelo comentário.
      Depois comente seus avanços na aquisição desse novo hábito.

      Abraços,
      Paulo Fernandes

Deixe uma resposta