Como Melhorar a Concentração

Alguns exercícios sobre como melhorar a concentração pode ajudar a ganhar tempo e qualidade de vida pessoal e profissional.

Colegas de trabalho reclamando, internet, família, alguém te manda um vídeo, outra colega que brigou com o namorado quer conversar… as interferências são inúmeras e constantes. Um dos maiores desafios individuais da nossa época é manter-se concentrado em algo.

Numa sociedade onde ter criatividade, rapidez na execução de tarefas e, ao mesmo tempo, estar conectado a tudo e todos, deter o poder de concentração é uma vantagem enorme que pode fazer a diferença, tanto na vida pessoal quanto no trabalho.

Para melhorar a concentração são necessários exercícios assim como se trabalha qualquer músculo do corpo e o resultado se dá da mesma forma.

Como Melhorar a Concentração

Uma coisa de cada vez

Parece bobagem destacar isso, mas não é. Existem pessoas que até se orgulham de dizer que pensam 5 coisas ao mesmo tempo. Mas para melhorar o nível de atenção, a partir do momento que decidir fazer uma tarefa pense somente nela. O resto que precisa ser feito será realizado no tempo futuro que você irá dispor quando for a hora, não agora.

Transfira essa atenção para todas as atividades do dia a dia, desde escovar os dentes até preparar a apresentação do novo projeto da empresa. A princípio é uma sugestão para treinar a concentração, mas ela tem outro benefício. Você fará as atividades de forma rápida e, com isso, vai ganhar tempo de vida.

Exercícios

Existem uma série de exercícios que podem ser feitos para melhorar o poder de concentração. Eles são simples, mas não são fáceis. Seguem alguns exemplos:

a) Conte de 100 a 1 mentalmente. Quando conseguir fazer isso sem se perder, aumente para 110, 120, …150;

b) Pegue um livro ou texto e conte a quantidade de palavras. Depois conte novamente para conferir o resultado;

c) Tente ficar 10 minutos sem pensar em nada, nem dormir.

d) Uma variação desse exercício é permanecer, a princípio, 3 minutos somente respirando. Observe o ar que entra e sai do corpo (intensidade, temperatura, tempo de expiração e exalação). Depois aumente esse tempo, por exemplo, a cada semana acrescente um minuto. Além de auxiliar a concentração, este é um ótimo exercício para acalmar.

Você não precisa fazer vários exercícios como estes citados. Escolha um. Quando conseguir bons resultados, explore-o ao máximo antes de trocar o exercício.

Alimentação funcional

Coma carboidratos complexos e proteínas. O primeiro, encontrado em pães integrais, bolachas, aveia e arroz integral são transformados em energia que aumenta a disposição do cérebro.

O segundo, as proteínas, promovem uma digestão mais lenta e aumenta a sensação de satisfação no corpo. Prefira proteínas como nozes, iogurte, ovos e carnes.

A sustância Ômega 3 também auxilia a concentração. Ela é encontrada em peixes, chia e óleos. Hoje existem suplementos dessa substância, mas esta deve ser ingerida sob recomendação médica. O consumo exagerado pode provocar efeitos colaterais.

Mas antes de sair por aí comendo e fazendo exercícios, tenha calma. Ela é a base para a concentração. Não se desespere caso não consiga resultados imediatos. É preciso disciplina e boa vontade. Pra te ajudar nisso segue um post publicado aqui no Faça Acontecer 5 etapas do autodesenvolvimento pessoal.

E agora que tal fazer um teste? Segue o link de um elaborado pela Associação Brasileira de Déficit de Atenção para medir o nível de concentração de uma pessoa.

Tags:

Subscribe

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Uma resposta até “Como Melhorar a Concentração”

  1. mari 16/06/2013 15:24
    #

    achei ótimo essas dicas, tenho dificuldade em administrar o meu tempo
    vou tentar melhorar.

    ate mais…

    valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!