Como Definir Metas Smart

Para que se alcance o sucesso através de um planejamento pessoal eficaz é necessário estabeler seus objetivos e metas pessoais. Por isso, neste post explicarei a respeito da metodologia de Metas Smart.

No ano de 2009, tive a oportunidade de fazer um curso de desenvolvimento pessoal para jovens universitários e uma das lições que teve o maior impacto na minha vida profissional foi sobre como criar Metas Smart.

Através das metas smart você conseguirá criar metas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e alcançáveis.

Mas, o que são Metas Smart? Smart é uma sigla para os seguintes termos em inglês: Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Relevant(Relevante) e Timely (Temporal).

 

Como Definir Metas Smart?

Para ajudar você a definir Metas Smart, irei utilizar um pequeno exemplo para ilustrar como definir uma meta seguindo essa metodologia.

Específica

Uma meta específica tem uma chance muito maior de ser realizada do que uma generalista.

Um objetivo vago poderia ser “ficar em forma” e um objetivo específico seria “entrar em uma academia e treinar 3 vezes por semana”.

Mensurável

Você deve estabelecer critérios para mensurar os resultados dos seus objetivos.

No caso do objetIvo “entrar em uma academia e treinar 3 vezes por semana” você não estabeleceu nenhuma métrica. Já no objetivo “entrar em uma academia, treinar 3 vezes por semana e perder 6 quilos” já inclui uma métrica.

Assim, você conseguirá verificar a eficácia do seu treinamento através dos quilos perdidos e o quanto falta para alcançar a métrica de 6kg.

Atingível

O objetivo tem que ser atingível. Não adianta criar objetivos mirabolantes que dificilmente serão atingidos.

Para atingir ao seu objetivo, você criará um plano de ação, mas dificilmente você conseguirá atingi-lo se ele for irrealista.

Relevante

O objetivo é realmente relevante para você?

Nesta parte você deverá verificar se vale mesmo a pena investir seu tempo na obtenção deste objetivo.

No exemplo da perda de peso, essa mudança pode ter uma grande relevância para a pessoa, seja devido a melhoria na saúde ou na estética.

Temporal

Você deverá definir um prazo para que o seu objetivo seja alcançado.

No caso do emagrecimento, o objetivo ideal seria: “entrar na academia, treinar 3 vezes por semana, perder 6 quilos em 3 meses”. Assim será colocado um prazo para que se consiga atingir o objetivo de perda peso. 

Crie suas Metas Smart

Agora que você sabe como criar as suas Metas Smart, sugiro que você coloque no papel os seus metas e utilize a metodologia Smart para que elas se tornem mais específicas, mensuráveis, alcancáveis, relevantes e temporais.

Pode até parecer uma série de regras sem sentido, mas depois que você começar a definir as suas metas utilizando essa metodologia e alcançar os resultados almejados, dificilmente deixará de usar as metas smart.

As metas SMART são muito importantes para você criar um planejamento pessoal ou profissional. Você pode encontrar mais conteúdos sobre desenvolvimento pessoal clicando aqui.

Tags:

Subscribe

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Uma resposta até “Como Definir Metas Smart”

  1. Diego 31/07/2013 00:27 #

    Excelente artigo, muito bem posicionado no Google também, meu amigo!
    Um abraço

Deixe uma resposta