Como Criar o Hábito de Leitura

Ter o hábito de leitura é importante para melhorar a comunicação entre você o mundo

O primeiro livro que li quando era criança chamava-se Meninos sem Pátria, da série Vaga-Lume.

A história fala de meninos que tiveram que sair do Brasil com os pais exilados pelo Regime Militar nas décadas de 1960 e 1970. Eu me lembro de parar a leitura para falar como era bom poder ler. Foi um momento mágico.

Mas o hábito de leitura não se restringe a literatura. Esse hábito também não se desenvolve apenas na infância. Nunca é tarde para mergulhar no mundo das histórias, sejam quadrinhos, romances ou notícias de jornais.

O fato é que, além do prazer, a leitura é uma ferramenta de comunicação entre as pessoas e uma maneira de desenvolver a inteligência e a criatividade. Se você ainda não possui esse costume, seguem algumas dicas para começar a se aventurar no mundo das estórias.

Criando o Hábito de Leitura

1. Tenha sempre algo para ler: Pode ser um livro pequeno, de leitura fácil, ou uma revista. Carregue-o para ler enquanto estiver no metrô, aguardando o atendimento do dentista ou outras atividades em que você tenha que esperar;

2. Verifique a saúde dos olhos: Ás vezes uma pessoa diz não gostar de ler porque fica muito cansada. Isso pode ser alguma irregularidade da visão que é forçada demais na hora ler, provocando ardência e cansaço. Procure o oftalmologista pelo menos uma vez por ano para verificar a necessidade de lentes corretivas;

3. Você pode ler pelo celular e tablets pela internet: Mesmo que seja desconfortável é possível para alguns, as ferramentas digitais estão permitindo o acesso diversos títulos e revistas. Elas também fornecerem resumos de obras, assim fica mais fácil pra escolher o que ler.

4. Acesso barato ou gratuito: Se o problema é verba existem sites de leitura online, sebos (lojas de livros usados) espalhados por todo o país que oferecem livros raros a preços populares. No site Estante Virtual, você pode encontrar endereços de sebos, os catálogos das lojas e ainda receber o livro em casa.

5. Desafio: o meu desafio de 2012 foi ler a Odisseia, de Homero. Em 2013 finalmente aceitei ler Os irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski. Mesmo que sejam mais complexos, à medida que você desenvolve o hábito da leitura aumente o nível das obras de vez em quando. É importante variar o tipo de leitura para aumentar o vocabulário e experimentar outras formas de comunicação;

6.Leia com calma e prazer: não apresse a leitura para cumprir metas ou trocar de livro porque, provavelmente, no dia seguinte você já terá esquecido o que leu. Cada história e maneira de contar são únicas, portanto assimile cada palavra, APROVEITE.

A leitura revela um mundo dinâmico e fantástico. Por meio dela você terá sempre o que conversar com as pessoas. Essas dicas para criar o hábito da leitura valem também para estudos em geral do trabalho, faculdade e cursos.

Leia também o post do Faça Acontecer 5 Etapas do autodesenvolvimento pessoal e aprenda dicas para melhorar a qualidade de vida. Boa leitura!!

Seguindo a linha das grandes experiências com a leitura conte pra gente: qual foi o livro mais interessante que você já leu? Por quê?

Tags:

Subscribe

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Comentários estão desabilitados