Como Administrar o seu Tempo

Se você procura por um site onde você possa aprender como administrar o seu tempo, você está no lugar certo.

Existem muitas informações desconexas na internet sobre esse tema, mas poucos sites ensinam os primeiros passos para você gerenciar o seu tempo e melhorar a sua qualidade de vida.

Por isso, neste post mostrarei algumas dicas básicas, porém essenciais, para você aprender a como administrar o seu tempo.

Como Administrar o seu Tempo

1. Defina os seus objetivos

Por que você quer ter mais tempo?

O primeiro passo é tornar claro o motivo que te leva a querer ter mais tempo livre.

Esse motivos deverão levar a você criar objetivos. Esses são os objetivos que você pretende cumprir assim que tiver mais tempo livre.

Por exemplo, se você quer ter mais tempo para praticar atividades físicas (motivo), o seu objetivo pode ser, ir para a academia de ginástica todos os dias.

Para definir de forma mais clara quais são os seus objetivos, visite o meu post sobre Metas Smart.

2. Mude os seus Hábitos

Nós todos temos diferentes hábitos, sejam eles bons ou ruins. Para você aprender como administrar o seu tempo de forma eficaz é necessário que aprenda a mudar os seus hábitos.

O exemplo dado anteriormente, da prática esportiva, também serve como referência para a criação de um novo hábito. Depois de frequentar por um bom tempo uma academia de ginástica, uma pessoa já internalizou o hábito dessa prática esportiva, e dificilmente largará dela.

Também existem os hábitos negativos, estar que deverão ser eliminados da sua vida.

Caso queira saber mais sobre mudança de hábitos, visite o post Como mudar hábitos.

3. Comece a planejar

Um bom hábito a ser adquirido é o hábito de planejar.

Sempre que iniciar a sua semana ou o seu dia, planeje as atividades que pretende fazer.

Para esse planejamento, sugiro que utilize uma lista de tarefas, pois através dela você conseguirá admirar o seu tempo de forma eficaz, além de ser fácil de usar.

Se você não sabe como utilizar uma lista de tarefas, acesse o post Como criar Listas de Tarefas.

4. Priorize

O maior problema das pessoas não é o excesso de atividades que tem que realizar, mas sim, o fato de não priorizar as suas tarefas.

Por exemplo, você pode ter 10 tarefas para fazer no seu dia, no entanto, apenas 3 atividades são realmente relevantes. Então, qual dessas 10 atividades você deverá realizar primeiro?

As 3 mais importantes.

E por mais complicadas que elas pareçam, são elas que farão o seu dia se tornar mais gratificante, pois você terá feiro tarefas de alto impacto e importância.

Utilize alguns métodos como o Princípio de Pareto, que explico melhor no post A única dia que tornará o seu dia mais produtivo.

5. Evite Procrastinar

Primeiro vale a pena explicar o que é procrastinar. A procrastinação ocorre quando você adia alguma ação importante que você deveria fazer.

Como, por exemplo, aquele projeto que você deveria ter entregue, mas que demorou para ser iniciado, pois você perdeu tempo com atividades de pouca importância.

Ou, no caso de um estudante, que tem que estudar para uma prova importante, mas passa a semana acessando redes sociais, indo a festas, vendo TV ou vídeos no Youtube. Porém, um dia antes da prova, ele fica com aquela sensação de culpa e desespero, e passa toda a madrugada anterior à prova estudando.

Aprenda algumas dicas valiosas no post 5 Dicas para Evitar a Procrastinação.

 

Espero que você tenha aprendido um pouco sobre Como Administrar o seu Tempo através deste post e dos outros que coloquei como referência.

Caso você esteja interessado em aprofundar sobre o assunto, entre na nossa seção de Administração do Tempo.

Foto: http://www.flickr.com/photos/roberto_ferrari/281640001/

Tags:

Uma resposta até “Como Administrar o seu Tempo”

  1. Excelente post!
    Muito importante enfatizar que o individuo que deseja organizar melhor o seu tempo não deve, jamais, procrastinar. Isso é fundamental! Saber priorizar as coisas e cumpri-las na ordem estabelecida é o primeiro passo administrar o tempo e, com isso, para o sucesso!

Deixe uma resposta