Como Administrar Melhor o Tempo

Quando você marca uma reunião, chega sempre no horário? Você termina as coisas no tempo planejado? Você conclui suas atividades antes mesmo de terminar o prazo?

Se a sua resposta é não para as perguntas acima, isso significa que você não está administrando o seu tempo tão bem quanto deveria. Por isso, compartilho com você neste post 6 dicas sobre como administrar melhor o tempo.

Como administrar melhor o tempo

Defina o que é importante para você

O primeiro passo para administrar melhor o seu tempo é definir o que é realmente importante para você.

Durante o nosso dia de trabalho acabamos executando atividades que pouco agregam para a entrega de algo importante para você.

Por isso, agora sugiro que você pare por um momento e liste quais são os seus objetivos pessoais e dentro da sua empresa. Esses objetivos que irão definir depois quais são as atividades importantes para você.

Planeje o seu dia

Separe cerca de 15 minutos, seja no início do seu dia de trabalho ou no final do dia anterior para listar as tarefas que tem que executar.

Crie esse ritual de parar por um momento e começar a planejar o seu dia. Se você não tiver o dia planejado, correrá muito o risco de acaba-lo sem fazer nada de tão importante e sem utilizar bem o seu tempo.

Crie listas de tarefas

A melhor ferramenta para você que está aprendendo a como administrar melhor o tempo é a Lista de Tarefas.

Quando você estiver planejando o seu dia, crie uma lista com as tarefas que devem ser feitas.

A lista deverá contemplar as tarefas e o tempo que demorará para você concluí-las.

Sugiro que acesse o post Como Criar Lista de Tarefas para aprender como criar uma lista realista e que você consiga concluí-la todos os dias.

Não seja otimista

O maior problema quando você está criando a sua lista de tarefas é enchê-la de atividades e achar que conseguirá cumprir todas elas.

Quando você estiver listando suas atividades e colocando o tempo previsto para a conclusão de cada uma, some o tempo de todas.

O tempo de conclusão de todas as atividades deverá ser menor do que 70% do seu tempo de trabalho no dia.

Por exemplo, se você tem um dia típico de trabalho de 8 horas, crie uma lista de até 6 horas.

Durante o seu dia você corre o risco de ser interrompido e de também não conseguir cumprir as tarefas no tempo planejado.

Fuja da procrastinação

A procrastinação ocorre quando temos que realizar uma tarefa importante. Mas ao invés de iniciá-la, ficamos checando e-mail, acessando redes sociais ou vendo videos no Youtube.

Você sabe que tem que fazer a tarefa e sabe que ela é importante. Mas acaba se distraindo com atividades que agregam pouco valor para você.

Para maiores informações, visite o post 5 Dicas para Vencer a Procrastinação.

Utilize os Bons Horários

Durante o seu dia de trabalho existem aqueles horários que você dificilmente é interrompido e também aqueles que sempre vem alguém a sua mesa pedir uma ajuda.

No meu caso, os melhores horário eram das 8 da manhã até as 10hs e também logo depois do almoço.

Você deve utilizar esses bons horários para executar as tarefas mais importantes do seu dia. Você terá toda a calma e concentração para realiza-las.

Já nos horários mais conturbados, faça tarefas rotineiras que não exigem muito da sua concentração.
Agora que você aprendeu como administrar melhor o tempo, tente aplicar esses conceitos o quanto antes na sua vida.

Você tem alguma dica sobre como administrar melhor o tempo? Compartilhe conosco na área de comentários!

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