5 Etapas do Autodesenvolvimento Pessoal

O Autodesenvolvimento pessoal é uma maneira de ter sucesso na vida e na carreira.

Auto quer dizer o essencial de uma pessoa, o que está ligado diretamente a um indivíduo e que é indissociável e intransferível.

Desenvolver envolve ultrapassar obstáculos e melhorar, portanto, autodesenvolvimento pessoal dispõe em quebrar regras e comportamentos que são intrínsecos seus a fim de ampliar a sua disposição no mundo e se tornar uma pessoa melhor.

As ideias de autodesenvolvimento ocupam cada vez mais os discursos das pessoas e das empresas, mas ainda é um termo novo.

Pessoas com capacidade de autodesenvolvimento e conscientes são seres mais adaptáveis às mudanças do mundo, são mais focadas e podem responder rapidamente aos estímulos e atender aos desafios.

Trata-se de uma missão árdua e que depende do esforço individual, mas é possível reorganizar diretrizes e ampliar as possibilidades sensíveis e conseguir o autodesenvolvimento pessoal. Este está ligado à vida social, emocional e física.

Autodesenvolvimento Pessoal

1. Estar em constante análise

O mundo muda muito rápido, as ofertas são constantes e por isso é preciso saber o que gosta e quer. Depois manter todas essas informações em constante revisão a fim de se adaptar ao que o mundo propõe e o que realmente te move dispensando sonhos antigos e ideias ultrapassadas.

2. Inteligência emocional

A consultora organizacional Teka Kuperszmit defende que “até a bem pouco tempo atrás o valor estava no desenvolvimento de competências técnicas apenas. Hoje, sabe-se que as comportamentais são tão ou, às vezes, até mais importantes sob determinadas circunstâncias. Portanto pode-se e se deve trabalhar sim, competências técnicas, comportamentais, emocionais, sociais, entre outras”.

Observe como você lida com perdas, como trabalha em equipe, como se relaciona consigo mesmo. Desenvolver sensibilidades ajuda a identificar como o seu inconsciente reage, assim, você poderá aos poucos encontrar maneiras de lidar de melhor com os desafios e não se boicotar.

3. Contato com o outro

Outras pessoas podem ser espelhos sobre quem você é e aonde quer chegar. Não imite, mas observe como as pessoas que você admira são. O que estudam e como se comportam. É um exercício interessante. Ter modelos e exemplos de sucesso auxilia a visualização de onde quer chegar.

Também olhe pra trás. Nossos pais e a forma como fomos criados falam muito a maneira como somos. É o primeiro passo para alcançar desenvolvimento pessoal.

4. Quebre padrões

Pequenas vitórias geram importantes resultados.

Teka Kuperszmit diz que “O homem é um ser multifacetado, como um holograma. Qualquer ação que se promova em um determinado aspecto vai influenciar outro de alguma forma”.

Se desafie todos os dias, saia do padrão. Mesmo que sejam pequenas atitudes como acordar 15 minutos mais cedo ou contar até 10 antes de brigar com as pessoas. Quando menos perceber você será uma pessoa diferente, e melhor.

5. Projete o futuro e viva o presente

Tenha metas e uma atitude positiva em relação a mudanças. Organize seus objetivos e caminhe em direção a eles todos os dias. Assim você irá educar a consciência e ela, aos poucos, irá se reorganizar em função do que realmente importa.

Para conferir na íntegra a entrevista com a consultora organizacional Teka Kuperszmit acesse a matéria “Autodesenvolvimento: uma forte tendência”.
Você também pode ler mais dicas aqui no Faça Acontecer no post Como Aumentar o Desenvolvimento da Consciência.

Além disso, conte pra gente, como você trabalha seu autodesenvolvimento pessoal? Você tem alguma dica pra contar pra gente?

Tags:

Comentários estão desabilitados