Administração do Tempo: Dicas Essenciais

A Administração do tempo é uma das habilidades que não são ensinadas em uma escola ou faculdade, mas é de vital importância para o seu sucesso profissional.

Não importa o quão esperto e esforçado você é, se não consegue organizar as informações que recebe e se manter produtivo.

Por esse motivo, a administração do tempo se tornou um tópico bastante procurado nos últimos anos. Foram escritos livros e blogs em todo o mundo para explorar um tema que atormenta muitas pessoas que almejam um maior desempenho no trabalho.

No mercado de trabalho atual, você pode muito bem se diferenciar pela sua habilidade de lidar com as informações e administrar o seu tempo.

Por esse motivo, apresento para vocês algumas dicas essenciais de administração do tempo.

Administração do Tempo: Dicas Essenciais

Evite ser multitarefas

Para aquelas pessoas que não nasceram vendo TV, enviando mensagem via SMS e conversando com alguém ao mesmo tempo, ser multitarefa é algo impossível.

Por mais que digam que as novas gerações, como a geração Y já consiga lidar com situações multitarefas por já estar acostumada com ambientes assim, a maioria de nós ainda não está pronto.

Já para outras pessoas, ser multitarefa é muito improdutivo. Você não consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo de forma correta e de forma produtiva.

Faça o mais importante primeiro

Como disse no artigo A única dia que tornará o seu dia mais produtivo, você deve selecionar de 1 a 3 tarefas que considera as mais importantes do seu dia, e realiza-las primeiro.

Perca o início do seu dia de trabalho focando nessas atividades, que assim que concluídas te farão mais próximo dos seus objetivos profissionais e pessoais mais importantes.

Logo que termina-las, você terá um ânimo a mais no seu dia para fazer tarefas que são um pouco menos importantes que as que foram executadas, já que sabe que o mais importante já foi feito.

Crie uma rotina para checar e-mails

O ato de chegar e-mails constantemente faz com que você perca muito tempo.

Se a cada 15 minutos você checar o seu e-mail, perderá tempo para lê-los e responde-los. Isso sem contar com o tempo para resolver uma possível tarefa que surja a partir do e-mail.

O e-mail é um dos meios que mais minam a produtividade de quem está realizando uma atividade importante.

Conheça seus melhores horários

Existem pessoas que são mais produtivas logo nos primeiros horários da manhã, já outras tem maior produtividade se trabalham a tarde.

Logo, comece a observar os horários nos quais você consegue trabalhar e entregar mais resultados. São esses horários que você deverá destinar para fazer as atividades que são mais importantes.

Use lista de tarefas

A lista de tarefas é um ótimo instrumento para planejar o seu dia e também controlar as tarefas que deverão ser realizadas.

Ela irá te ajudar bastante a realizar as atividades que se propõe realizar.

Caso tenha interesse em aprender a utiliza-las, acesse o post Como Criar Lista de Tarefas.

Descubra onde você perde mais tempo

Um dos maiores problemas que enfrentamos quando tentamos ser mais produtivos é a falta de foco.

Começamos a fazer uma atividade importante, e no final estamos em batendo papo com amigos em redes sociais, assistindo vídeos no Youtube, checando e-mails ou fazendo outras coisas que não ajudarão em nada.

Portanto, é importante que você saiba onde tem perdido mais tempo.

Uma sugestão é o programa chamado RescueTime.

Esse programa monitora tudo que você faz no computador e envia relatórios semanais mostrando o quanto você está sendo produtivo, além de apresentar quais programas e tipos de sites você tem gastado mais tempo.

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