6 Formas de Começar Bem o seu Dia

Eu aposto que, assim como eu, você já teve aqueles dias em que o seu despertador tocou, e a última coisa que você queria fazer era sair de baixo do seu cobertor. Mesmo não tendo nenhum compromisso de manhã, você sabia que tinha algumas tarefas para fazer, mas o cansaço te fazia querer dormir mais 1 ou 2 horas.

Situações como essas são normais, e mesmo sabendo que quanto mais tarde você acorde mais difícil se tornará para que você cumpra todas as tarefas que listou para realizar no dia, você acaba não resistindo e caindo no sono.

Por isso, neste artigo listo 6 maneiras de começar bem o seu dia de forma produtiva e saudável.

Como começar bem o seu dia

Se exercite durante o dia

Existem diversas boas razões para você começar a praticar atividades físicas, e não vou entrar no mérito de listar cada uma delas.

Uma única boa razão que dou para você se exercitar é que quando uma pessoa se exercita ela tem maiores chances de dormir bem a noite.


Se você não tem consegue encontrar um horário para se exercitar durante o seu dia, pratique uma atividade fisica durante 30 minutos, durante o seu horário de almoço ou assim que terminar o expediente.

Determine um horário para ir dormir

Essa é uma dica bem valiosa que já faz um tempo que implemento no meu dia-a-dia, e fez com que eu começasse a acordar cedo muito mais disposto.

Você deve programar um alarme para te indicar o horário que você deve dormir.

No meu caso foi o seguinte. Tenho que acordar todos os dias as 6 horas da manhã, e vejo que para que eu tenha uma boa noite de sono, é necessário dormir 7 horas por dia.

Por isso, programo o meu despertador para as 10h30 da noite, para que eu tenha 30 minutos para me preparar (escovar os dentes, me trocar e ler um livro na minha cama) antes de dormir.

Assim, todos os dias consigo dormir as 7 horas que são necessárias para me manter bem disposto.

Crie um rotina matinal

Assim que você acorda, quais são as atividades que você faz?

Eu levanto, preparo e tomo meu café da manhã, tomo banho, escovo os dentes, me visto e vou embora.

Liste essa sua rotina matinal e torne-a mais automática possível.

Como?

Na noite anterior, por exemplo, eu já deixou o meu café da manhã preparado e minhas roupas que irei vestir separadas. Logo, quando acordo e estou pensando bem devagar, não preciso ficar pensando no que eu irei comer e também que roupa irei utilizar.

Assim você acordará e conseguirá atacar a sua rotina matinal rapidamente.

Faça a tarefa mais importante primeiro

Quando você for criar a sua lista de tarefas, sugiro que você selecione como a primeira tarefa a ser realizada, aquela que é a mais importante para ser executava.

Como escrevi no artigo Pareto na Produtividade, temos a tendência em executar tarefas mais fáceis no início do dia e também com aquelas que são tomadoras de tempo, como a leitura de email. Dessa forma, acabamos postergando a execução de uma tarefa importante que poderá dar um resultado bastante positivo para a sua vida.

Controle o horário de fazer suas tarefas rotineiras

Diariamente podemos realizar algumas tarefas que são rotineiras, como: ler livros, utilizar redes sociais, ver televisão, escrever artigos etc.

No entanto, se estamos fazendo essas atividades durante o dia, acabamos utilizando tempo de mais com elas.

Por exemplo, se estamos lendo um livro durante a noite, e se a leitura está boa, acabamos ficando muito tempo lendo o livro e deixamos outras tarefas e até algumas horas de sono de lado porque a gente não controlou o nosso horário de leitura.

Portanto, determine um horário para fazer essas tarefas. Se estiver lendo, pare onde você está e continue no dia seguinte. O mesmo serve para qualquer outra tarefa rotineira.

Leia antes de dormir

Uma tática que utilizo faz alguns anos é o de ler sempre antes de dormir.

Eu pego um livro de ficção, deito na cama e começo a ler. Chegará um momento que não consigo mais ler pois o sono tomou conta de mim. Neste momento, paro, anoto onde parei de ler e durmo.

Ler livro é muito interessante, pois tira qualquer pensamento da nossa cabeça quando tentamos dormir. Afinal, já aconteceu com você a situação que você queria dormir, mas estava com tantas ideias ou pensamentos na cabeça, que de forma alguma conseguia dormir?

Sim, o livro ajuda bastante a você dormir no horário certo.

Aplique hoje

Sei que algumas dessas dicas possam parecer estranhas, porém, gostaria que você implementasse uma delas ainda hoje. Se puder continue aplicando durante uma semana e veja os resultados que ela pode acarretar na sua disposição.

E você, o que você faz para ser mais produtivo no seu dia-a-dia?

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