5 Dicas para Vencer a Procrastinação

Quantas vezes ocorreu de você ter uma tarefa importante para realizar. no entanto, ao invés de fazer o seu trabalho, você acaba realizando diferentes atividades sem nenhum valor, como: checar o seu email, acessar redes sociais, ver vídeos no Youtube ou pular de blog em blog.

Você sabe que você deveria estar trabalhando, mas você simplesmente não tem vontade de fazer nada.

O que você está fazendo é procrastinar. Quando procrastinamos, nós desperdiçamos o nosso tempo livre e adiamos tarefas importantes até que seja tarde demais.

E o pior, quando fica realmente tarde é que entramos em pânico e pensamos “porque não comecei isso antes?”.

Atire a primeira pedra que nunca procrastinou!

A procrastinação acontece quando adiamos até o final a conclusão de um projeto onde você trabalha ou quando deixamos para estudar na madrugada anterior ao dia da prova.

Esse é um mau hábito que nos impede de alcançar melhores resultados na vida.

Não deixe que a procrastinação tome conta da sua vida. Aqui eu irei compartilhar algumas dicas que utilizo para superar a procrastinação com sucesso.

5 Dicas para Vencer a Procrastinação

1. Quebre a sua tarefa em pedaços

As vezes temos pela frente uma tarefa que é tão complicada que não sabemos nem por onde começa-la. Em outros casos, ela é tão grandiosa que sequer sabemos como realiza-la

Descomplique quebrando essa tarefa em pequenos pedaços.

Por exemplo, se você tem a tarefa de escrever um livro, você pode quebrar em alguns pedaços, como: criar a estrutura dos capítulos do livro, escrever o capítulo 1, escrever o capítulo 2, e assim por diante.

Uma tarefa chamada “Escrever o Capítulo 1 do Livro” é muito menos ameaçadora e controlável do que escrever um livro inteiro.

2. Elimine seus pontos de Procrastinação

Observe quais sãos os seus pontos de procrastinação e elimine-os.

Mas o que são os pontos de procrastinação? São todas as atividades que você faz involuntariamente e que acabam te atrasando.

Por exemplo, a alguns meses atrás decidi bloquear alguns sites que eu sempre visitava quando procrastinava. Logo, baixei o programa chamado Cold Turkey e bloqueei sites de redes sociais, e-mail, Youtube, sites de notícia e alguns blogs todos os dias até as 5 da tarde.

Assim, eu conseguia terminar as minhas tarefas até o final da tarde e, como recompensa, eu poderia acessar esses sites depois das 5 horas.

3. Fale com outras pessoas sobre as suas metas

Use a pressão social a seu favor, fale para outras pessoas sobre seus objetivos e entregas que você tem que fazer.

Agora, quando essas pessoas te encontrarem, você correrá o risco de ser perguntado sobre o status dele. Tenho certeza que você não gostaria de ficar sem graça na frente deles ao dizer que abandonou o projeto ou que está atrasado com as suas entregas.

Ao dizer a outras pessoas que você tem um objetivo a cumprir, você inconscientemente estará se obrigando a todos os dias caminhar um pouco para cumprir o prometido.

4. Use a Lei de Parkinson

Uma dica valiosa que aprendi no livro Trabalhe 4 Horas Por Semana do Tim Ferriss é a Lei de Parkinson.

A Lei de Parkinson diz que mesmo que você tenha uma prazo muito curto para executar uma tarefa você irá realizá-la. Porém, se você tiver um prazo muito extenso, você irá empurrar com a barriga até a última hora.

Isso é muito comum com estudantes, quando o professor dá um trabalho para ser feito e os estudantes pedem um prazo maior para ele ser entregue.

No entanto, mesmo se o prazo for de um mês a mais, os estudantes só irão fazer o trabalho na madrugada que antecede a entrega do trabalho.

Mas o que isso tem a ver com vencer a procrastinação?

Você pode usar a Lei de Parkinson da seguinte maneira:

Coloque prazos curtos para a execução de tarefas que parecem ser trabalhosas. Por exemplo, se você acha que consegue fazer uma tarefa tranquilamente em 2 horas, programe-se para realiza-la em 1 hora.

Desafie-se!

Você vai ver que mesmo com um prazo curto você consegue executar bem as tarefas, por mais complicadas que elas possam ser.

5. Dê o Primeiro Passo, sempre!

“O primeiro passo é sempre o mais difícil”

Essa frase já se virou clichê em alguns livros de auto-ajuda, mas ainda é bastante válido para superar a procrastinação.

Se não damos o primeiro passo para a execução de uma tarefa ou objetivo importante para nós, eles ficarão apenas na nossa mente, serão apenas intenções nossas que nunca se tornaram verdades.

É muito mais difícil sair do zero, começar algo. Mas depois que você inicia, as coisas começar a fluir naturalmente.

Logo, se esforce ao máximo para dar o primeiro passo, pois o resto ficará mais fácil.

Agora é a sua vez

Não procrastine a sua vida, deixamos de realizar objetivos pessoais muito importantes porque nos amedrontamos devido o tamanho deles, e acabamos fazendo a nossa vida passar ao ficar inconscientemente acessando redes sociais, vendo notícias que não terão utilidades para as nossas vidas, vendo vídeos engraçadinhos ou checando a cada 15 minutos nossos emails.

Use algumas dessas dicas que apresentei para tentar vencer a procrastinação de vez, e veja os resultados que essas mudanças poderão ter na sua vida.

E você, qual dica você daria para superar a procrastinação?

Tags:

Uma resposta até “5 Dicas para Vencer a Procrastinação”

  1. Proscrastinador Safado 16/07/2013 15:13
    #

    Cara, eu tô com essa coisa de procrastinar. Preciso trabalhar e estudar para o vestibular, mas acabo me distraindo com coisas fúteis e acabo adiando os afazeres. Vou tentar seguir as dicas, espero que dê certo.