5 Dicas para Administrar o Tempo

Com um pouco de persistência e algumas dicas para administrar o tempo você conseguirá ser mais produtivo

Você conseguiu concluir todas as suas atividades ontem?

E antes de ontem?

Este é um dos principais desafios da maioria das pessoas: administrar o tempo para dar conta de todas as atividades.

Embora pareça uma tarefa muito complicada, é possível aprender a lidar com o tempo e colocá-lo ao seu favor.

Preparamos algumas dicas para administrar o tempo que, à medida que se tornarem um hábito, farão com que aquela sensação de não conseguir resolver as próprias tarefas desapareça. O fluxo do tempo depende da forma como nos relacionamos com ele.

Dicas para Administrar o Tempo

1. Saiba eleger as prioridades

Primeiro, eleja-se como prioridade. Saiba elencar quais são as metas reais e as necessidades para alcançá-las, bem como os prazeres e desejos a serem conquistados.

Dessa maneira, todas as atividades que dão prazer, que visam o desenvolvimento profissional e individual, consequentemente, começarão a ganhar espaço durante o dia.

Muitas das pessoas que reclamam da falta de tempo geralmente querem resolver todos os problemas individuais e das pessoas ao redor. Na maioria das vezes as suas prioridades ficam em segundo plano.

2. Planeje, seja antecedente

Somente saberemos a quantidade de ações necessárias para realizar algo e projetar o tempo que ela durará, quando pensamos sobre dela.

Às vezes planejar pode levar mais tempo do que a realização da ação e isso é benéfico. Quando planejamos descobrimos formas mais fáceis de concretização e otimização da ação.

Deixar para pensar na meta no momento da realização implica o risco de surpresas que podem impedir a finalização dela, gerando a perda daquele tempo.

Planeje com antecedência. De preferência três ou quatro dias antes dependendo do que precisa ser feito. Tenha uma agenda, mural de ações no quarto, no laptop. Onde achar melhor, mas planeje.

3. Saiba se organizar, principalmente nas tarefas rotineiras

Escolher a roupa para o trabalho, se preparar para dormir, compras de supermercado ou mesmo responder e-mails são atividades diárias e inevitáveis.Aos poucos elas tomam muito do dia a dia, portanto, saiba como cuidar delas de forma ágil, sem apegos.

Tenha organização sobre essas coisas. Arrume o guarda roupa, os armários do banheiro e da cozinha, a caixa de e-mails por assuntos.

Dessa forma a realização dessas atividades será mais rápida sobrando tempo para preparar um lanche para levar para o trabalho, fazer ligações ou planejar melhor o dia.

4. Delimite a quantidade de ações por dia e estipule folgas

Não é que porque esta sobrando espaço na agenda que você vai começar a encher a página de coisas pra fazer.

Principalmente no começo, quando você ainda não criou o hábito de administrar o tempo, estipule cerca de quatro atividades e a duração delas por dia.

As folgas servirão como manobra, caso algo aconteça e você precise de mais um tempinho para finalizar a tarefa. Assim nada ficará para o dia seguinte e a frustração não ocorrerá.

5. Foco, concentração, foco

O cérebro precisa ser exercitado e educado assim como todos os órgãos do corpo.

A eficiência da realização de uma atividade depende da capacidade de concentração sobre ela. Portanto, treine o foco. As dispersões são inúmeras e, no início, parece quase impossível resistir, mas exercitando o cérebro aos poucos ele se acostumará e as atividades tomarão menos tempo.

Para seguir todas essas dicas para administrar o tempo, um dado importante é não desistir. Todo início é complicado e mudar hábitos é extremamente difícil, mas tudo é uma questão de exercício. A prática aos poucos se estabelece e torna-se um novo hábito.

Daqui pra frente, a prioridade máxima será fazer do tempo o maior aliado. Não existe sensação mais gostosa do que saber estar aproveitando cada minuto da vida.

 

Tags:

2 respostas até “5 Dicas para Administrar o Tempo”

  1. marciele 18/07/2013 00:24 #

    gosto de fazer muitas coisas,por isso tiro sempre um espaço no dia para fazer o que gosto,que é ler e escrever

  2. Rodrigo Barbosa 06/10/2013 22:07 #

    Olá!
    Essas 5 ações para administrar o tempo são as mesmas ou baseadas nas de Castiglioli(2012, p 204) no livro Assistente Administrativo?
    Obrigado.

Deixe uma resposta