5 Dicas de Marketing Pessoal

Durante o dia a dia algumas dicas de marketing pessoal, simples e práticas, podem te colocar em destaque positivo.

Depois que passei a separar certo tempo na minha rotina para interagir com meus colegas de trabalho, meus chefes e colaboradores passaram a ver com outros olhos, inclusive, tornaram-se mais solícitos quanto as minhas demandas.

Isso não está ligado à presunção, e sim, manter uma postura positiva e agradável diante do trabalho. Saber atrair e interagir com as pessoas contribui para que você cresça na carreira profissional.

Existem várias atitudes aplicadas no dia a dia que podem fazer toda a diferença, a seu favor, na imagem transmitida. Algumas dicas de marketing pessoal requerem dedicação, mas principalmente, vontade de superar desafios e se destacar.

Dicas de Marketing Pessoal

1. Invista na aparência

Vaidade não faz mal a ninguém, pelo contrário, todos gostam de se relacionar com pessoas arrumadas, cheirosas e bem vestidas. Isso não é supérfluo.

A boa aparência estabelece a identidade visual que você quer transmitir. Além de contribuir para a autoestima, cuidados com a aparência demonstram a sua capacidade de comprometimento e o zelo consigo mesmo para estar em um grupo de pessoas.

2. Se adeque aos espaços

Saiba transitar pelos lugares, sejam reais ou virtuais. Cada local dita o seu tom de intimidade, comportamento, maneira de falar e de se vestir.

Seja sensível a essas mudanças, mas sem abrir mão da sua identidade. Isso mostra bom senso e flexibilidade diante das ocasiões.

3. Seja cordial com todas as pessoas

A propaganda boca a boca positiva pode render muitos frutos. Para isso, cultive boas relações por meio da educação e cordialidade.

Nada em uma rotina de trabalho pode ser motivo para arrogância com os colegas e todas as pessoas merecem respeito. Da diretoria até as recepcionistas.

Gerar ambientes de cordialidade faz com que você seja lembrado como alguém agradável para trabalhar. Produzem recomendações para promoções, novos trabalhos e ainda estimula a confiança e a solicitude dos colaboradores.

4. Tenha orgulho de suas conquistas

Não se esconda atrás dos feitos. Se você realizou algo importante diga às pessoas que foi você quem fez.

As boas ideias e programas não são feitos do nada, eles sempre são desenvolvidos por alguém e este precisa ser reconhecido.

Ouvir “Parabéns!”, elogios e etc. são necessários para estimular o desenvolvimento pessoal que promovem o desempenho de bons trabalhos. Gera um fluxo de boas atitudes que, inclusive, atraem os melhores profissionais para perto de você.

5. Transite entre grupos

Uma excelente estratégia é estar, de alguma forma, em contato com os grupos de sua referência.

Marque um horário (Isso mesmo, marque de verdade.) para interagir com a sua rede de contatos. Pode ser um evento ou até mesmo uma visita rápida a outro departamento na hora do cafezinho.

Vale a pena para conhecer as pessoas e ser reconhecido por todos.

O marketing pessoal está para além do universo virtual. Mas, não deixe de visitar as páginas dos fornecedores, curtir publicações de profissionais da sua rede, participar de eventos, na internet ou fora dela. Todas essas atitudes servem para te aproximar da sua equipe.

Com essas dicas de marketing pessoal é possível começar a mudar o ambiente de trabalho a seu favor.

Lembre-se de que muitos estarão te observando e querendo as mesmas coisas que você, por isso, é importante se destacar de maneira honesta e progressiva.

Você já percebeu que quando atitudes positivas e estratégicas bem executadas rendem bons frutos?

Conte pra gente, você já conquistou coisas boas por meio do marketing pessoal?

Tags:

2 respostas até “5 Dicas de Marketing Pessoal”

  1. luciano Freire 01/02/2013 21:15
    #

    Gostei das dicas sobre marketing pessoal!
    ja inclui essa pagina entre os meus favoritos!A
    Abraço

    • Paulo Garra 01/02/2013 21:35
      #

      Luciano,
      Fico muito feliz em saber que você gostou do conteúdo do post.
      Publicamos conteúdo diariamente, e teremos novidade sobre marketing pessoal nos próximos dias.
      Abraços